Estamos na antessala de uma tragédia anunciada com a aprovação do Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL2.159/2021), pelo Senado, em ano de COP no Brasil. A dispensa de estudos de impacto ambiental para pequenos e grandes empreendimentos exponencia a chance de tragédias como as de Mariana e de Brumadinho se repetirem. Uma emenda do PL altera a Lei da Mata Atlântica, a floresta mais devastada do país, ao permitir o desmatamento do bioma onde os escassos serviços ecossistêmicos garantem água, energia, alimento e saúde para 70% da população brasileira. Em um contexto de mudanças climáticas, onde frear o desmatamento é o principal desafio do Brasil, o PL segue na contramão com uma avalanche de ameaças para a biodiversidade, que inclui nós humanos. Daqui a alguns meses, a COP 30 será realizada em Belém/PA e essa é mais uma daquelas notícias que reforça que não estamos todos do mesmo lado. Em nome de um pseudodesenvolvimento de poucos, o PL destrava uma série de medidas de segurança, que deixam tudo e todos mais vulneráveis. Como se não bastassem os desafios que já tínhamos, ganhamos mais uma série deles, por meio desse PL. #institutoipe #sustentabilidade #esg #biodiversidade
IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
Servicios medioambientales
Nazaré Paulista, SP 168.505 seguidores
Pesquisa, Educação e Negócios Sustentáveis para a conservação da biodiversidade brasileira.
Sobre nosotros
O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas é uma organização não governamental brasileira que trabalha pela conservação da biodiversidade do País, por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis. Fundado em 1992, possui título de Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, e tem sua sede em Nazaré Paulista (SP). Estamos presentes nos biomas Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado. Realizamos por ano cerca de 40 projetos que incluem pesquisa científica de espécies da fauna e flora, ações de educação ambiental e envolvimento comunitário, além de intervenções em paisagens e apoio à construção de políticas públicas relacionadas com a conservação socioambiental. As atividades de educação ambiental e iniciativas conservacionistas alcançam cerca de 10 mil pessoas por ano e são baseadas no Modelo IPÊ de Conservação, criado e implementado pelos nossos pesquisadores ao longo dos anos de atuação socioambiental. Nossos projetos são liderados por pesquisadores especializados em diversas áreas do conhecimento. Ao todo, são 80 profissionais, 15 mestres e 10 doutores, que fazem parte também do corpo docente de nosso centro de formação, a ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. Criada para multiplicar e transferir o conhecimento adquirido pelo IPÊ em anos de trabalho com conservação, a ESCAS capacita cerca de 500 pessoas por ano em temas socioambientais via cursos de curta duração, MBA em Gestão de Negócios Socioambientais e Mestrado Profissional. Venha conhecer nossos projetos e cursos!
- Sitio web
-
http://ipe.org.br/
Enlace externo para IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
- Sector
- Servicios medioambientales
- Tamaño de la empresa
- De 51 a 200 empleados
- Sede
- Nazaré Paulista, SP
- Tipo
- Organización sin ánimo de lucro
- Fundación
- 1992
- Especialidades
- Conservação da Biodiversidade, Sustentabilidade, Negócios Socioambientais y Educação para a Conservação
Ubicaciones
-
Principal
Rod. Dom Pedro I, Km 47
Caixa Postal 47
Nazaré Paulista, SP 12960-000, BR
Empleados en IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
-
Alessandra Araujo
Founder @ bio-inspirations | Biomimicry and regenerative innovation consultant and facilitator. I connect life’s intelligence to the transformation…
-
Viviane Mansi
Viviane Mansi es una persona influyente C-level | Board Member | ESG - Sustentabilidade | Comunicação | Relações com governo
-
Erica Bettiol
-
Marcela Paolino
Financial Controller at IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
Actualizaciones
-
Neste Dia da Biodiversidade, confira os depoimentos de quem vive pela conservação da biodiversidade todos os dias. Todos podemos fazer parte dessa história por um mundo mais justo e sustentável. Assista ao vídeo e veja o que a nossa equipe tem a dizer sobre a importância da conservação de biodiversidade e os impactos positivos dessa atitude em suas vidas. Feliz Dia da Biodiversidade!
-
A sua contribuição faz a diferença e nos ajuda a conservar a biodiversidade brasileira. Agora, você pode doar para conservação da nossa fauna e flora e ainda receber um brinde! Ao fazer uma doação acima de R$250,00, você receberá uma linda camiseta Eu Sou Biodiversidade. e o link e faça a sua contribuição: https://lnkd.in/d9FGmYmk.
Doe e Ajude!
-
Desafios complexos e amplos, como os do clima e da biodiversidade, precisam de integração e compartilhamento de esforços, conhecimentos, saberes e experiências para serem enfrentados. Por isso, promovemos ações em rede, participamos de grupos estratégicos e incentivamos a articulação e a cooperação entre comunidades, instituições da sociedade civil, empresas e governos em nossos projetos. Confira nos cards os projetos mais representativos dessa frente no IPÊ.
-
O Projeto Costurando o Futuro, do IPÊ, une a conservação da biodiversidade com o mundo dos negócios sustentáveis. Desde 2002, por meio dos bordados que retratam a biodiversidade brasileira, um grupo de bordadeiras de Nazaré Paulista obtém renda extra. São camisetas, ecobags, necessaires que valorizam a natureza no Brasil. Conheça o projeto Costurando o Futuro por meio do link: https://lnkd.in/ddnGW5N2
Doe e Ajude!
-
No último ano, o IPÊ adquiriu mais de 3 milhões de mudas produzidas pelos viveiros comunitários. Nosso projeto conta com o viveiro-escola Campos da Alvorada, onde são realizados cursos, formações e troca de experiências para viveiristas e colaboradores. Em outra frente, o viveiro também recebe alunos e educadores para uma vivência prática repleta de significados, diante de desafios como as mudanças climáticas. A produção de mudas nativas fomenta a restauração florestal. As árvores reduzem a temperatura, sequestram carbono da atmosfera, protegem o solo e formam corredores para a fauna e a flora. Para a continuidade do projeto, vamos dar sequência à transição dos tubetes de plástico para os biodegradáveis, adequar a produção ao aumento da demanda da restauração florestal e promover a formação continuada dos viveiristas e de seus colaboradores.
-
De acordo com o relatório do MapBiomas, o ano de 2024 marcou uma queda de 32,4% no desmatamento no Brasil em relação ao ano anterior. Desde 2019, o desmatamento foi responsável por eliminar 9.880.551 hectares, dos quais 67% ficam na Amazônia Legal. Em 2024, cinco dos seis biomas do país apresentaram queda no desmatamento. e para o lado e confira as principais informações do relatório!
-
Hoje é celebrado o Dia da Redescoberta do Mico-leão-preto, uma espécie que ocorre apenas na Mata Atlântica de interior no estado de São Paulo, que foi considerada extinta por décadas. A coordenadora do Programa de Conservação do Mico-Leão-Preto, Gabriela Rezende, conta um pouco sobre a história da redescoberta da espécie, reencontrada pelo pesquisador Adelmar Coimbra Filho, no Parque Estadual Morro do Diabo, em 1970. Assista ao vídeo e fique por dentro!
-
Neste ano estamos completando 25 anos do projeto Corredores de Vida que traz a floresta de volta para a região do Pontal do Paranapanema, no oeste do estado de São Paulo. Atuamos para tornar realidade o nosso “Mapa dos Sonhos”, que define as áreas prioritárias para a restauração florestal com base na conectividade da fauna e da flora.
-
As atividades do Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima (CECSA-Clima) – como educação ambiental, agroecologia, restauração florestal, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável – são voltadas a educadores e alunos de escolas públicas municipais e estaduais, agricultores familiares, extrativistas e lideranças comunitárias, entre outros. O objetivo é reduzir o risco de desertificação na região dos Pontões Capixabas/ES. e para o lado e confira os resultados de 2024.