Foto de portada de Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio)
Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio)

Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio)

Servicios de investigación

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 23.590 seguidores

Referência global em tecnologia, direito e regulação, educação e pesquisa. Formamos líderes do futuro digital.

Sobre nosotros

O Instituto de Tecnologia e Sociedade é uma associação civil sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de pesquisas e projetos sobre o impacto social, jurídico, cultural e político das tecnologias de informação e comunicação. Com ampla atuação internacional, derivada da experiência e trabalho em sua área específica acumulada por mais de 10 anos por parte dos seus fundadores, o ITS é organizado no modelo de think tank independente. O ITS realiza pesquisas orientadas ao atendimento do interesse público e que gerem reflexões e propostas que avancem o diálogo democrático, a proteção dos direitos humanos e proporcionem impactos relevantes na formação e execução de políticas públicas e práticas privadas. Formado por professores e pesquisadores de diversas instituições como UERJ, PUC-Rio, FGV, IBMEC, ESPM, MIT Media Lab, dentre outras, o ITS conta com uma rede de parceiros nacionais e internacionais e tem, dentre os seus focos de atividade, os debates sobre privacidade e dados pessoais, direitos humanos, governança da internet, novas mídias, comércio eletrônico, inclusão social, educação digital, cultura e tecnologia, propriedade intelectual, dentre outros temas. O ITS é um hub pluri-institucional, convergindo para suas atividades especialistas que possam, a partir de suas distintas formações e vínculos acadêmicos, refletir sobre o desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação e seus impactos na sociedade.

Sitio web
http://itsrio.org
Sector
Servicios de investigación
Tamaño de la empresa
De 11 a 50 empleados
Sede
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Tipo
Organización sin ánimo de lucro
Fundación
2013

Ubicaciones

  • Principal

    Rua da Assembléia 10

    40º Andar - 4011

    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20011-901, BR

    Cómo llegar

Empleados en Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio)

Actualizaciones

  • No podcast “O Assunto”, do G1, Ronaldo Lemos alerta: o rosto é um dado sensível e precisa ser protegido. O especialista ressalta o risco de usar a biometria facial sem saber onde e como seus dados serão tratados. Em locais com pouca transparência ou segurança — como prédios, empresas ou até órgãos públicos —, o ideal é evitar o uso. A conversa também abordou casos recentes de fraudes envolvendo o uso indevido de reconhecimento facial, como o golpe que permitiu a criminosos ar contas no gov.br, e reforça: você pode (e deve) questionar o uso dessa tecnologia. Ouça o podcast em https://spoti.fi/3FkKJYs.

  • O Brasil discute dois projetos de lei decisivos para o futuro digital do país. Conhecido como Marco Legal da Inteligência Artificial, o Projeto de Lei 2.338/2023 tem como objetivo regulamentar as ferramentas de IA e estabelecer regras para seu desenvolvimento e uso em território nacional. Inspirado na legislação de países europeus, como o AI Act, o projeto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Já o Projeto de Lei nº 2.630/2020, conhecido como PL das fake news, trata da regulamentação das plataformas digitais, buscando mais transparência e responsabilidade no ambiente online. Para entender o que está em jogo nesses debates e como eles se conectam com o cenário global, participe do curso gratuito “IA, Plataformas Digitais e Regulação”. A formação é 100% online e conta com cinco aulas exclusivas que ajudam a compreender os caminhos possíveis para uma internet mais democrática e segura. Ao concluir, você entra na nossa Rede Alumni e ganha desconto em todos os cursos, inclusive nos cursos de pós-graduação ITS-UERJ. Saiba mais em nosso site: https://lnkd.in/dB2xB5gx

    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen
  • Você já reparou como a Netflix parece adivinhar exatamente o que você quer assistir? Agora, suas recomendações são feitas por um único modelo baseado em IA generativa — mais inteligente, preciso e com menos esforço técnico. Antes, o sistema usava vários algoritmos separados para personalizar a experiência. Mas isso era custoso, difícil de manter e limitava o aprendizado dos modelos. A empresa adotou uma abordagem inspirada em modelos de linguagem de grande escala (LLMs) para aumentar a eficiência e a precisão das sugestões. A mudança foi detalhada no blog técnico da Netflix no Medium, “Netflix Technology Blog”, e mostra como a IA está moldando o futuro do entretenimento — e talvez mudando a forma como descobrimos o que assistir. Quer saber mais? Leia o artigo completo em https://bit.ly/43GYTfC.

  • Hoje acontece o 5º Congresso Brasileiro de Internet, em Brasília. Um dia inteiro de debates com especialistas sobre o que está em jogo no nosso futuro digital. Debateremos sobre inteligência artificial, finanças digitais, regulação das redes e políticas públicas na era da tecnologia. As vagas para o evento presencial estão esgotadas, mas teremos transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da ABRANET e no site do UOL - Universo Online. Acompanhe: https://lnkd.in/dGuzH25F Realização: ABRANET e ITS Rio Patrocínio: PagBank e Piay Apoio: CERC, BIP Group, NIC.br, DePaula KRAFT, FAS Advogados, Oficina Consultoria e Brava Telecomunicações #CongressoBrasileiroDeInternet #CBI2025 #TecnologiaeCriatividade #TecnologiaeInovação #FuturoDigital #IA

    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen
    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen
  • Vem aí o primeiro mutirão presencial da COP 30: é o TecnoClima, navegando pelas águas da tecnologia climática brasileira. O evento é aberto ao público e será um espaço de encontro e construção coletiva. Se você atua na academia, em startups, no terceiro setor, ou faz parte de uma comunidade indígena, ribeirinha ou tradicional, junte-se a nós para debater o papel da tecnologia no enfrentamento da crise climática no Brasil. Vamos, juntos, construir um futuro mais justo, sustentável e conectado com a realidade brasileira. Data: 29 de maio de 2025 Local: Elephant Coworking, Belém (PA) Horário: 8h30 às 18h30 Mais informações: https://lnkd.in/dZfef-SC

    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen
  • Entre os dias 14 e 16 de maio, o 11º Congresso da Compolítica reuniu pesquisadores de todo o país na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para debater as conexões entre política e comunicação. Ao todo, foram 12 grupos de trabalho dedicados a temas centrais da sociedade contemporânea. O ITS Rio marcou presença no Grupo de Trabalho “Comunicação e Justiça”, acompanhando de perto os debates e contribuindo para fortalecer a produção acadêmica sobre o Sistema de Justiça e sua comunicação com a sociedade. Temas como os votos dos ministros do STF no julgamento do Artigo 19, os impactos das deepfakes na privacidade, a representação política de mulheres e o papel da comunicação no sistema carcerário estiveram no centro das discussões. Esses debates evidenciam a necessidade de fortalecer pontes entre comunicação, direito e tecnologia para enfrentar os desafios democráticos contemporâneos.

    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen
  • Na coluna desta semana na Folha de São Paulo, Ronaldo Lemos analisa a nova e pioneira lei de inteligência artificial aprovada em Goiás. O projeto prevê regular a tecnologia, ao mesmo tempo em que incentiva o avanço do Brasil nesse setor. O texto propõe um modelo nacional de desenvolvimento de IA, com foco em inovação, capacitação técnica e incentivo à autonomia tecnológica. Em vez de importar regras europeias, como faz o projeto de lei que tramita no Congresso, Goiás opta por um caminho próprio, valorizando as necessidades e o potencial do país. Confira o texto completo em https://bit.ly/3Fiw1kA.

    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen
  • Tecnologia e clima: você conhece essa conexão? Apresentamos o Mutirão TecnoClima, um portal que reúne iniciativas, startups e apps que usam a tecnologia para enfrentar os desafios da crise climática. Se você faz parte ou conhece um projeto assim, participe do nosso mapeamento em: mutiraotecnoclima.com.br. E anote na agenda: no dia 29 de maio, realizaremos o 1º Encontro Presencial do Mutirão TecnoClima, em Belém (PA), no Elephant Coworking, das 8h30 às 18h30. Será uma preparação para as discussões da COP 30. Se a sua iniciativa une tecnologia e ação climática, não deixe de participar.

    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen
  • Esse foi o tema discutido no episódio mais recente do podcast “O Assunto”, com Ronaldo Lemos, cientista-chefe do ITS Rio. Na conversa, ele alerta para os riscos da biometria facial como método de autenticação, lembra que o rosto é um dado sensível que exige proteção redobrada e discute como golpes com uso de inteligência artificial têm se tornado cada vez mais sofisticados — e o que é possível fazer para se defender. A biometria facial virou parte do cotidiano: desbloqueia celulares, libera pagamentos, autentica os. Mas, em um cenário de hiperexposição digital e avanço acelerado da inteligência artificial, esse tipo de dado sensível tem se tornado alvo preferencial de golpes cada vez mais sofisticados. Ouça o podcast em https://spoti.fi/44QucG5.

    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen
  • A banalização do reconhecimento facial. Golpes e como se proteger. Como o rosto é um “dado sensível”, que requer alto nível de proteção. E também, ataques crescentes usando inteligência artificial e o que fazer para se proteger. O episódio "A face do risco: o rosto como senha" com Ronaldo Lemos. Ouça no G1, Spotify ou na sua plataforma de podcast preferida. https://lnkd.in/dkk5N34K

    Ver el perfil de Ronaldo Lemos (林纳德)
    Ronaldo Lemos (林纳德) Ronaldo Lemos (林纳德) es una persona influyente

    Participei do podcast O Assunto com Natuza Nery, para discutir os riscos da biometria facial como forma de autenticação. Na conversa, falo sobre como o rosto é um “dado sensível”, que requer alto nível de proteção. Falo também dos ataques crescentes usando inteligência artificial e o que fazer para se proteger. O episódio está no ar. Vale ouvir. Título: A face do risco: o rosto como senha Ouça no G1, Spotify ou na sua plataforma de podcast preferida. https://lnkd.in/dEE-7r9w

    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen

Páginas similares