Foto de portada de Fundação ArcelorMittal
Fundação ArcelorMittal

Fundação ArcelorMittal

Minería

Belo Horizonte, Minas Gerais 8909 seguidores

Por uma vida de oportunidades

Sobre nosotros

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. Atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um mundo melhor. As ações promovidas pela Fundação se concentram em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte e são sempre desenvolvidas em parceria, com o objetivo de criar oportunidade para milhares de pessoas.

Sitio web
www.famb.org.br
Sector
Minería
Tamaño de la empresa
De 11 a 50 empleados
Sede
Belo Horizonte, Minas Gerais
Tipo
Organización sin ánimo de lucro
Fundación
1988
Especialidades
Investimento Social Privado, Cultura, Educação, Esporte, Promoção Social, Projetos Sociais, Fundação Empresarial, Educação Científica, Siderurgia, Mineração, Voluntariado y Leis de Incentivo

Actualizaciones

  • Diante da emergência climática e das crescentes desigualdades sociais, pensar o futuro exige reconhecer e valorizar os saberes ancestrais, a diversidade dos territórios e as soluções que já existem nas comunidades tradicionais. Afinal, tudo se conecta. Os costumes e tradições que são ados de geração a geração pode ser uma ferramenta para um amanhã com mais oportunidades. Na Fundação ArcelorMittal, acreditamos que a educação é um caminho possível para conectar inovação e cultura, tecnologia e território, ciência e pertencimento. Por isso, o tema da sociobiodiversidade é o foco do Prêmio Nacional Liga STEAM 2025. Quer aprofundar ainda mais sobre esse debate? Preparamos um e-book gratuito, voltado a educadores, gestores e profissionais que acreditam no poder da educação para transformar realidades de forma sustentável por meio da abordagem STEAM. Confira! Mais do que compreender a temática, é preciso agir. Faça a sua inscrição para o Prêmio Nacional Liga STEAM 2025 e construa, dentro da sua sala de aula, soluções que transformem a sua região. e ligasteam.com.br e participe!

  • Diante dos desafios ambientais, sociais e culturais enfrentados pelo planeta, o que podemos fazer para construir novas possibilidades de futuro? Kananda Eller participou da nossa Aula Magna sobre o tema “Futuro Ancestral: o amanhã já vive na gente” e nos trouxe essa reflexão. O encontro entre sociedade, avanços tecnológicos e formas de consumo nos trouxeram a um cenário com dificuldades e consequências climáticas e sociais que já são vividas por diversos povos. Acreditamos que é possível agir para criar novas oportunidades. E a educação pode ser uma ferramenta para isso. No Prêmio Nacional Liga STEAM, convidamos professores e professoras da rede pública de todo o Brasil para desenvolver um projeto STEAM (que une Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) dentro de sala de aula com os seus alunos. Além de envolver os estudantes na criação de um projeto do zero, os participantes realizam ações práticas para solucionar problemas da sua comunidade. Em 2025, os projetos devem abordar a união dos saberes tradicionais à inovação. E aí, esse desafio tem o seu perfil? e ligasteam.com.br e saiba mais sobre o Prêmio! Assista a Aula Magna completa sobre o tema: https://lnkd.in/dXqBBFfA

  • O Congresso GIFE 2025 foi um espaço essencial para refletir sobre os desafios e possíveis caminhos para o investimento social privado no Brasil. Foram três dias de evento com ricas trocas e fortalecimento de conexões para ampliar possibilidades e impulsionar soluções que visam a equidade de gênero e raça, o desenvolvimento sustentável e justo. Camila Valverde, nossa diretora executiva, participou do “Investimento social corporativo e suas alternativas no enfrentamento às desigualdades”, abordando os desafios e as possibilidades de um ISP mais estratégico, articulado e transformador. Ao atuar com as frentes de educação, cultura, esporte e economia circular em nossas iniciativas, acreditamos que a boa gestão do investimento social é uma ferramenta consistente para a redução das desigualdades. Por isso, buscamos gerar impacto e valorizar o potencial humano nos territórios onde atuamos. Avançar no fortalecimento do ISP no país é uma construção coletiva e seguimos comprometidos em contribuir com esse movimento.

  • A crise climática e a perda da diversidade cultural não são ameaças distantes, são urgências já enfrentadas por diversos povos. Em um país com dimensões continentais e uma riqueza de ecossistemas e culturas, reconhecer a sociobiodiversidade é essencial para projetarmos um futuro possível e justo. E, no ano em que sediamos a COP30, trazer a temática e valorizar a nossa região é ainda mais essencial. O Prêmio Nacional Liga STEAM 2025 propõe um olhar transformador sobre a educação e o papel dos professores e alunos nessa construção. É tempo de valorização dos saberes tradicionais como parte ativa da solução. Porque inovação também nasce na terra, no quilombo, na floresta e no cotidiano das comunidades. Afinal, uma educação que respeita os territórios e amplia horizontes é capaz de moldar um amanhã mais justo, sustentável e igualitário. Saiba mais e inscreva-se em www.ligasteam.com.br

  • É hoje! Afinal, como unir os saberes tradicionais à inovação para construir o planeta em que desejamos viver? Para nos conectarmos ao tema do Prêmio Nacional Liga STEAM 2025, Deusa Cientista e Lilian Bacich trarão reflexões, insights e aprendizados valiosos sobre essa e outras questões. Não perca! Estaremos ao vivo às 19h no nosso canal do YouTube. Ative as notificações e acompanhe a aula conosco. O futuro da educação já começou! Vamos juntos?

    El contenido no está disponible aquí

    Accede a este contenido y mucho más en la aplicación de LinkedIn

  • Professores e professoras da rede pública, essa é a sua chance de inovar em sala de aula e ainda ser reconhecido(a) nacionalmente. Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional Liga STEAM, uma iniciativa que valoriza práticas pedagógicas transformadoras com base na abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Em 2025, ano em que o Brasil será sede da COP30, o tema central será a sociobiodiversidade. Um convite para explorar soluções sustentáveis que respeitem os territórios e suas culturas, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo dos estudantes. A premiação reconhece projetos de educação infantil, ensino fundamental e médio que estimulem o protagonismo estudantil e a conexão com os desafios do mundo atual. Se você é educador(a) e acredita que a educação pode transformar o futuro, e www.ligasteam.com.br e inscreva-se! Vamos juntos preparar as novas gerações para liderar as mudanças que o planeta precisa.

  • Participe da Aula Magna que marca o início do Prêmio Nacional Liga STEAM 2025! Este ano, vamos refletir sobre como a valorização das culturas e ciências ancestrais pode contribuir para a construção de um futuro mais justo e sustentável. Chegou a hora de entender e agir com o equilíbrio entre inovação e raízes culturais, promovendo soluções que respeitam a vida, o território e a cultura. Esse encontro já tem data marcada! No dia 14 de maio, a Aula Magna será transmitida no canal do YouTube da Fundação ArcelorMittal. Para não perder, e https://lnkd.in/dPtmpWBE. O Prêmio Nacional Liga STEAM já está com inscrições abertas para educadores da rede pública de todo o Brasil. Participe e contribua para uma educação transformadora.

    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen
    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen
    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen
    • No hay descripción de texto alternativo para esta imagen
  • A Fundação ArcelorMittal é patrocinadora do 13º Congresso GIFE, o principal encontro sobre Investimento Social Privado do Brasil, que acontece de 7 a 9 de maio, em Fortaleza (CE). Como descentralizar poder, conhecimento e riquezas para gerar desenvolvimento com justiça social? O investimento social privado (ISP) cresce como uma força estratégica para promover mudanças estruturais e apoiar as políticas públicas para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e igualitária. De acordo com o último censo GIFE, o ISP mobilizou R$ 4,8 bilhões em 2022, com 64% desses recursos destinados ao fortalecimento de organizações da sociedade civil. Ao direcionar recursos para os territórios, ampliamos oportunidades e realizamos o potencial humano. Iniciativas voltadas à bioeconomia, por exemplo, descentralizam o poder e mostram como os saberes locais podem impulsionar soluções inovadoras, inclusivas e sustentáveis. Essas ações não apenas apontam para um futuro mais justo e regenerativo, como também reforçam a importância de ampliar o compromisso do investimento social privado. O Congresso será um espaço de reflexão sobre esses e outros caminhos possíveis. Especialistas, lideranças e organizações se encontram para debater, juntos, os desafios e soluções para o Brasil. Seguimos acreditando na construção coletiva para um futuro mais democrático. Vamos juntos?

  • Na última semana, nossa diretora executiva, Camila Valverde, participou da primeira edição ESG do evento Empregabilidade Jovem Brasil, promovido pelo CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, em São Paulo. Foi um momento importante para reforçarmos o papel do investimento social privado como um pilar estratégico das agendas ESG, especialmente sobre a temática de inclusão produtiva e empregabilidade jovem. A Fundação ArcelorMittal foi homenageada por seu compromisso com essa causa, sendo reconhecida como uma das organizações que mais têm contribuído para ampliar as oportunidades para jovens no país. Esse reconhecimento está diretamente conectado à nossa atuação com o Jornada Liga STEAM, programa que capacita e desenvolve jovens para o mercado de trabalho nas áreas tecnológicas, aliando inovação, educação e equidade de oportunidades. Além disso, participamos de um que abordou como está o investimento social no 3º setor, na ótica da inclusão produtiva, juntamente com Rodrigo Dib, Paula Jancso Fabiani, PhD, Keila Almeida e Wallace de Neves Ribeiro. Durante o evento, também foram apresentados dados relevantes pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Brasil chegou ao menor número de jovens fora da escola e do mercado de trabalho dos últimos 12 anos, um indicativo de que as iniciativas voltadas para a formação e a inclusão produtiva estão fazendo a diferença. Agradecemos o reconhecimento e reforçamos o nosso compromisso: despertar o potencial humano para transformar realidades.

  • Hoje, relembramos o Encontro de Produtores: Oportunidades em Pauta, realizado em nosso escritório em Belo Horizonte (MG). Esse foi um momento importante para alinhar diretrizes, promover trocas qualificadas e reforçar as conexões com os produtores que atuam na viabilização dos projetos que apoiamos nas áreas de cultura e esporte. Durante o evento, apresentamos a nova Estratégia 2030 e os próximos os para implementar melhorias nos processos de gestão do investimento social. Além disso, para discutir e refletir sobre o papel das leis de incentivo no desenvolvimento local e no fortalecimento das políticas públicas, contamos com a presença de maristela rangel e Tomás Mendes, representantes das secretarias estaduais de Cultura e Esporte de Minas Gerais. Trouxemos para a pauta a relevância da prestação de contas para a continuidade dos patrocínios. Os relatórios e registros de resultados são fundamentais para garantir a transparência, acompanhar o impacto gerado e aprimorar continuamente a nossa atuação nos territórios. Além disso, tivemos um bate-papo técnico sobre o uso da plataforma Simbi, que garante mais transparência e agilidade na execução dos projetos. O encontro reforça o nosso compromisso de gerar oportunidades por meio de parcerias, conhecimento compartilhado e ações que geram impacto real na sociedade.

Páginas asociadas

Páginas similares